quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Acampada em Visconde de Mauá - Barragen's Camping

Estamos de volta!

Carnaval, o que fazer? Vamos acampar, claro! Nossa escolha foi um pouco difícil. Queríamos ir para alguma região de praia, como Ubatuba, onde passamos parte do Carnaval de 2012, mas as noticias meteorológicas não eram nada animadoras. Camping com chuva é ruim, em praia, pior ainda. A semana foi passando e acabamos decidindo pela região de Visconde de Mauá. Gostamos muito daquela localidade e, como fizemos uma visita técnica no Barragen's, em Outubro, o destino estava apropriado.

Ainda tem espaço


Portaria do camping 
  
Sexta-feira chegou. Compras de mercado, abastecer o carro, bagagens prontas. Check list em mãos e vamos carregar o carro. Estávamos ansiosos para estrearmos as novas aquisições: a barraca Quechua Arpenaz Family T4.1 e os sacos de dormir. O sábado amanheceu ensolarado e nossa empolgação só aumentava. Pegamos a estrada e partimos em direção ao sul de Minas (BR 267). De Juiz de Fora até Visconde de Mauá são apenas 190 km por esta rodovia.

Nossa nova Quechua

Infelizmente os 30 km finais em estrada de terra (Trevo entre Bocaina e Liberdade, passando por Santo Antônio do Rio Grande, Mirantão, Vale das Flores e Vale do Alcantilado) estavam em péssimas condições, o que deixou a viagem mais emocionante e, ao mesmo tempo, desanimadora para a volta.

Chegamos no Camping e fomos muito bem recepcionados pelo proprietário, o Rony (que merece um destaque à parte). Infortunadamente, a chuva começou a cair. Havíamos montado apenas o sobreteto e nos abrigamos nele até que ela desse uma estiada. Logo, terminamos de montar a barraca e o gazebo. Nossa ideia, no primeiro dia, era ficar no camping para nos ambientarmos e descansarmos da viagem. Fizemos nosso primeiro churrasco enquanto a tarde caía. Ora vinha aquela garoa, ora estiava. Antes de anoitecer, fomos tomar banho e os banheiros estavam limpos. Alguns funcionários fazem a limpeza sistematicamente durante todo o dia e noite.

Finalizando a montagem da barraca
 
Churrasco dos bons

No camping, existe uma cantina de apoio e, quando terminou nosso churrasco, fomos para lá. Papo vai, papo vem, a prosa deu lugar a viola e descobrimos vários artistas por lá. A animação tomou conta do lugar e o repertório percorreu anos 70, 80 e 90 da nossa vasta MPB. Destaque para o senhor Luiz, do Rio (que estava com a esposa numa barraca da Camping's World) e o senhor Ismael, de Barra Mansa (com sua esposa em seu exuberante Motor Home). Outros merecedores de nossos aplausos foram o André (estreante junto da família na Quechua T6.2 ) que arrasou no pop rock nacional e seu pai Jorge acompahando todos os ritmos no violão. Queremos o show da banda, na próxima vez.

Moda de viola

No dia seguinte, o sol deu as caras e fomos caminhar pelo camping. Conhecemos outros colegas de acampadas e descobrimos que o campismo está ficando cada vez mais confortável. São dezenas de equipamentos que tem tornado o lazer menos estressante e cheio de perrengue. Falando em perrengue, posso garantir que, mesmo com chuva, não passamos por nenhum. O Barragen's tem sistema de dreno de água e no local que montamos nossa barraca não vimos poças.

Área de Camping

Neste momento, rolou uma seleção de "craques" para um futebol despretensioso. A turma da roda de viola juntou mais alguns campistas e foram bater bola. Pablo demonstrou todo seu talento (risos).


Canhotinha de Ouro
Ao lado da área do camping corre o rio Preto com águas claríssimas e convidativas para um banho. A infra do camping é básica. Há um área de lazer simples com balanços e quadra de vôlei.

Rio Preto e camping ao fundo

Não poderíamos deixar de comer uma truta super fresca no centrinho de Maringá. O vilarejo estava bem cheio, com trânsito intenso em uma viela estreita. Para quem se estressa fácil, não recomendamos. Na volta ao camping, dá-lhe chuva. Tempo propício para uma boa cochilada, claro. Essa era a vibe! Chuva passando, mais churrasquinho, de leve.

Só no relax

Descanso merecido
Chove lá fora
                

No terceiro e último dia, como o tempo não dava sinais de melhora, resolvemos levantar acampamento. Trocamos ideias com nossos novos colegas e nos despedimos. Podemos dizer que, apesar da instabilidade do tempo, cumprimos nosso propósito de descansarmos e nos desligarmos da rotina estressante.
Café 5 estrelas

Sobre o camping em si, temos que pontuar algumas questões.

Atendimento:
- Rony e sua esposa Marina são sensacionais. O carinho e atenção para com todos campistas é um diferencial. Nunca fomos tão bem recepcionados como no Barragen's.
- Rony faz questão de realizar o check in e check out, dar as instruções, dicas e passar pelas barracas para averiguar a estadia.

Área das barracas:
- Dividida em platôs, grama aparada;
- Existem pontos de energia espalhados em toda a área, mas achamos que poderia haver mais alguns para não ter tanta concorrência num ponto só;
- Existem latões de lixo em vários pontos. No entanto, vimos apenas um ponto de coleta seletiva. Seria interessante que eles fossem espalhados no camping todo.

Pontos de energia


Banheiros:
- São dois pontos distintos e em ambos com baterias femininas e masculinas. No primeiro (com 4 cabines cada), consideramos a infra-estrutura  deficiente, apesar de haver chuveiro quente. As paredes são de telhas de amianto (achamos que isso pode ser mudado, fazer um banheiro simples, mas azulejado, com piso cerâmico). Do lado externo, ficam as pias para louças, de um lado, e de higiene pessoal, do outro, com espelhos.
- Já o segundo (com 2 privadas e 2 duchas cada), é um pouco melhor, com estrutura em alvenaria. O sistema de aquecimento é a lenha que funciona apenas em épocas de grande movimento.

Cantina
- Serve lanches e como ponto de apoio ao campista, com mesas e cadeiras, tv, mesa de sinuca, ping pong. O funcionamento também acontece em épocas específicas.

Estacionamento
- São duas áreas de estacionamento. Notamos que, em uma delas, alguns carros tiveram dificuldade de transitar pelo acúmulo do barro. Acreditamos que tal ponto seja facilmente resolvido com cascalho ou outro material similar.

Parte da área de estacionamento

Segurança
- Todos os carros são identificados por um adesivo e um funcionário fica na portaria 24h. Soubemos de um caso particular de um campista que tentou desrespeitar as regras do camping e foi barrado. Outro ponto super positivo é a proibição de som automotivo. Os campistas seguiram à risca e não fomos importunados nem com o som do radio do vizinho. Nota 10!

No geral, não temos reclamações a fazer. As situações vivenciadas são fáceis de serem resolvidas. Esperamos que na próxima visita, tenhamos internet (não é fundamental, mas ajuda). O Rony nos disse que estudando uma maneira para agilizar isso. Recomendamos aos amantes do campismo e da natureza.

Segue o link do perfil do camping no facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100007632164727&ref=ts&fref=ts

Até a próxima!