quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Visita Barragem`s Camping - Visconde Mauá RJ

Olá amigos campistas!!
 
Estivemos na região de Visconde Mauá, no alto da Serra da Mantiqueira, localizada próxima à divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, mas desta vez não acampamos e nem por isso deixamos de conhecer o Barragem`s Camping. A região é formada pelas vilas de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba que estão localizadas, nessa ordem, ao longo de 8km de estrada. A badalação ocorre em Maringá onde existem várias pousadas e restaurantes.
 
O camping fica localizado no caminho de Maringá para Maromba no final de uma das poucas ruas transversais à direita de quem segue para Maromba. A placa do camping na estrada não é muito visível mas podemos tomar como referência o bar alemão Dona Mathilde e a pousada Cruzeiro do Sul que ficam na esquina da rua citada.
 

Área ao lado do Rio Preto
 
O Rio Preto surge pouco acima de uma das cachoeiras mais famosa da região, a cachoeira do escorrega, e segue dividindo a região e também marca a divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É legal que você ora está estado fluminense ora em Minas, basta atravessar uma pequena ponte para pedestres. Em Maringá - MG ficam os melhores restaurantes da região na Alameda Gastronômica Tia Sophia.
 
 
Rio Preto
 
O rio possui águas limpas e é convidativo para o banho.
 
 
Barragem
 
O camping é bem arborizado e apresenta área de grama muito bem cuidada. Possui um campo para vôlei e um campo de futebol. Não há churrasqueiras no camping, quem quiser assar precisa levar a sua. Um grande diferencial são as áreas demarcadas para barracas o que denota organização.
 
 
Platôs
 
Ao fundo pode-se observar cinco chalés geminados para aqueles que preferem menor contato com a natureza ;)
 
 

Área de Esportes

 
Os carros ficam estacionados na via principal de entrada. Não é possível estacionar ao lado das barracas.
 
 
Via Principal
 
Espalhado pelo camping existem tomadas 220V para utilização de aparelhos de pequena potência ou iluminação. Não são permitidos equipamentos que utilizem aquecimento elétrico como churrasqueiras ou sanduicheiras elétricas.
 
O camping possui um gerador de energia que garante toda iluminação na área das barracas no caso de falta de energia. Nessa situação as tomadas não são alimentadas.
 
 
Pontos de Energia
 
Existem dois conjuntos de banheiros com parte feminina e masculina em cada. Os chuveiros fornecem água quente obtida através de aquecimento a gás ou sistema elétrico reserva. Em casos de maior número de campistas o aquecimento a lenha entra em ação em um dos conjuntos.
 
 
Conjunto de Banheiros
 
A cantina do camping funciona apenas em épocas de grande movimento. Mas bem próximo ao camping existe um mercado onde encontra-se de tudo, inclusive gelo.
 
O camping esteve desativado entre 2005 e 2013 mas o Sr Frias e sua Esposa retornaram com todo empenho para proporcionar esse prazer aos campistas. O preço informado foi R$25 por pessoa e caso necessário o contato pode ser realizado pelos telefones (24) 3387 1354 ou 99818 8963 ou 99905 3631 ou através do e-mail: barragenscamping@hotmail.com
 
Bom, é isso aí amigos. Agora é planejar a acampada em Mauá! 
 
 

18 comentários:

  1. Muito legal. Parabéns, show de bola!

    Afrânio e Paty
    afrapaty.blogspot.com.br
    #afrapaty

    ResponderExcluir
  2. Belo relato e fotos. Acampamos no Barragem's em 2004, gostamos e lamentamos quando encerrou as atividades como camping.

    ResponderExcluir
  3. Lindo local. Entrou para nossa lista
    Abraços
    Kelly Takita

    ResponderExcluir
  4. Quando fomos lá visitar era o melhor de Visconde de mauá! abraçossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, já ficamos no Santa Clara e no Vale das Cachoeiras que são bons também, mas o Barragem`s, além de maior, possui uma estrutura superior.

      Excluir
  5. Fala Pablo e Jac.

    Muito legal seu post. Quando acampamos em Visconde ficamos no Fazenda Santa Clara que é muito bom e charmosos mas o terreno é em decline o que me icomoda um pouco. Legal saber que temos outra opção lá. Eu adoro a região e pretendo voltar muitas vezes ainda.

    Abração.

    Camping & Família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blza Ricardo! Realmente o Santa Clara tem esse problema mas o barulhinho do Rio Preto é recompensador . A região é muito bonita e cheia de belas cachoeiras. O Barragem`s passa a ser uma boa opção.

      Abraços

      Excluir
  6. Olá Pablo e Jacqueline! Ficamos tão felizes quando encontramos mineiros praticando o campismo!! Parece que estamos em casa, rsrs. Ainda não conhecemos a Serra da Mantiqueira, mas está entre os nossos próximos destinos. Obrigada pelas valiosas dicas e parabéns pelo blog!

    Vanêssa e Geovanny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Vanessa e Geovanny! Bom ter amigos mineiros por aqui. Obrigado pela visita e parabéns pelo blog de vocês também.

      Excluir
  7. Olá Pablo, assim como você, estivemos lá em Maringá e, seguindo seu conselho, passamos por lá para conhecer o camping. Pessoal vale muito a pena. O Sr. Roni e esposa (proprietários) são muito atenciosos e prestativos além serem muito gente boa. Numa simples visita para conhecer, ficamos mais de uma hora conversando. Com certeza passarei alguns dias por lá nas próximas férias. Valeu pela dica e grande abraço.

    Marco - Potim - SP

    ResponderExcluir
  8. Legal Marco! O lugar é realmente incrível e os administradores são muito simpáticos. Em breve estaremos lá também.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal.
    Tive o prazer de conhecer o Pablo nesse carnaval e estreiar minha Quechua T6.2, que por sinal, se comportou muito bem durante as chuvas, que não foram poucas.
    Grande abraço, Pablo e parabéns pelo blog.
    Até o próximo encontro.

    ResponderExcluir