segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Trempe para Fogareiro

Amigos campistas, imagino que esse seja um problema comum entre nós quando vamos cozinhar com os fogareiros portáteis existentes no mercado: o tamanho da trempe não nos permite utilizar panelas, bules ou cafeteiras com diâmetros pequenos. O que fazer?

Diante desse problema, fabriquei um simples dispositivo para ser usado sobre o fogareiro diminuindo a trempe. Veja as fotos abaixo:

 
Adaptador de Trempe
 
No caso, possuo um fogareiro Duo Ceramik, da Nautika, mas o problema ocorre também em outros modelos e marcas.
 
Fabricação
 
Trata-se de um serviço simples que pode ser realizado em oficinas de serralheria. Consiste basicamente em um anel de aço carbono cortado a partir de um tubo de 4" (cerca de 10cm) de diâmetro, um material muito comum em serralherias. A altura do anel foi de 15mm (1,5cm) para ficar no mesmo nível da trempe original. Dentro desse anel foram soldados dois "V"s, feitos de barra chata 1/8" x 3/8" com suas pernas a 90°.
 


Fabricação
 




Adicionalmente, foram realizados furos na lateral do anel para permitir a passagem de ar e não abafar totalmente a chama.
 
Em uso
 
Agora é só curtir!
 
Abraços


4 comentários:

  1. Gostei da idéia, vou tentar montar um para mim.
    Valeu a dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pablo poderia me ajudar num bocal para fazer um fogareiro rosca fina.. Se adaptar ao gás descartavel (os comuns de fogsreiro) a boca do fogareiro é maior que a do gás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, não sei se entendi bem, me corrija pro favor se não. Você quer fazer um fogareiro utilizando o gás de refil? Esse fogareiro que tenho utiliza o refil que tem um pino, não possui rosca. Mas há outros no mercado que possuem rosca para maçaricos e fogareiros, Você deve estar pensando em fazer um adaptador com roscas para acoplar o seu queimador, é isso?

      Excluir