quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Acampadas Memoráveis - Ibitipoca

Já que faz um tempinho que não acampamos, resolvi criar este post como uma forma saudosista de relembrarmos acampadas que ficaram na memória e como a ideia de praticar este hobby é bem salutar.

Começo este "review" relatando uma das primeiras acampadas com meu esposo, o Pablo. Eu, Jacqueline, não tinha o costume de acampar quando pequena, apesar de ouvir relatos dos meus pais dizendo que eles acampavam no passado distante. A minha primeira experiencia no camping foi na época da faculdade e entrei de gaiato na barraca de uma amiga que estava acampada em Ibitipoca (coincidência ou não, o post relatará sobre Ibiti também).

A segunda experiência foi motivada pelas histórias de um grande amigo que temos, o Fábio. Ele tinha uma barraca canadense e estava louco para acampar depois de anos. O Pablo conseguiu uma canadense emprestada de outro amigo e lá fomos nós. O destino? Nosso quintal, Ibitipoca (80 km de nossa cidade, Juiz de Fora).


Pablo, Fabio, Tereza e Jac - Outubro 2004 

Pesquisamos na internet as opcões de camping disponíveis e rumamos ao Céu de Estrelas (verificar se ainda está em funcionamento). Naquela época, não tínhamos a infra-estrutura (vide tralhas) que garante certo conforto hoje, mas a diversão era garantida. Para se ter uma ideia, os colchões infláveis eram novidade e nosso amigo Fábio inflou pelas suas vias aéreas, literalmente.

Colchão de ar, via inflador bocal


Barraca montada, o grande atrativo do vilarejo é o Parque Estadual do Ibitipoca, cujas características principais estão na formação de grutas e paredões, flora e fauna bem peculiares e a hidrografia, com rios e cachoeiras com coloração de coca-cola. Tudo isso, podemos percorrer em trilhas de médio a alto nível de dificuldade. O Parque é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas, organizado, limpo e com sinalização.

Início da trilha - Relógio de sol

Dos três circuitos oferecidos, fizemos dois em dois dias diferentes. O do Pico do Pião requer mais disposição, foram 11 km ida e volta. Passamos pela Gruta do Monjolinho, do Pião, dos Viajantes, Pico do Pião e pelas Ruínas da Capela. Chegamos a 1720 metros de altitude e uma vista surpreendente. 


1720 m de altitude - Segundo ponto mais alto do Parque

Ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra


Parte da vista do Pico

Retorno ao camping e, à noite, fomos em direção ao vilarejo de Conceição do Ibitipoca, onde existe um comércio charmoso com barzinhos, restaurantes, artesanato. O escolhido foi o IbitiLua e sempre há uma boa música rolando, seja blues, jazz ou rock.

Caldos e cachaça para aquecer 

No dia seguinte, optamos pelo circuito mais leve, o das águas. São apenas 5 km ida e volta. Com rios e cachoeiras para um banho refrescante. Passamos pelo Lago dos Espelhos, Lago das Miragens, Prainha, Ponte de Pedra e Cachoeira dos Macacos.

Água com coloração escura 

Cachoeiras com água super gelada

Lago dos Espelhos

Algum lugar para relaxar

Ponte de pedra

Cachoeira dos Macacos

Visual incrível

Para quem curte a natureza, acredito que este Parque simboliza a beleza da nossa fauna e flora. Não é à toa que o local é o mais visitado de Minas. Existem boas opções de hospedagem no arraial, sejam em pousadas (das mais simples às sofisticadas) ou campings (inclusive dentro do Parque). Ultimamente, temos ficado no Ibitilua (http://www.ibitipoca.tur.br/camping/ibitilua/). Está localizado no vilarejo e oferece uma boa infra. Já não sei dizer mais quantas vezes já voltamos a Ibitipoca depois desta acampada de 2004. Mas sempre que dá uma folguinha, é lá que certamente vamos para descansarmos e recarregarmos as energias. 

Serviço: Parque Estadual do Ibitipoca
Localização: Conceição do Ibitipoca (80 km de Juiz de Fora)
Contato: (32) 3281-1101 
Outras infos: http://www.ibitipoca.tur.br/parque/

3 comentários:

  1. Jac, preciso elogiar seu texto. Meninaaaaaa, como vc escreve bem! Uau. Adorei. Tb adorei a viagem. Tô louca pra conhecer. Oportunidade não vai faltar. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Re, vamos programar uma ida lá. O local eh incrivel e tem uma otima energia. Obrigada, mais uma vez, pelo carinho. Isso é essencial.

    ResponderExcluir
  3. Re, vamos programar uma ida lá. O local eh incrivel e tem uma otima energia. Obrigada, mais uma vez, pelo carinho. Isso é essencial.

    ResponderExcluir